quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Nova exposição de Pituxa em Lisboa


Para quem esperava tanto quanto eu, e todos que amam a boa pintura feita com paixão, técnicas inovadoras e força de um experimentalismo que sempre surpreende além das expectativas... Aí vem!!! Nova exposição individual de Pituxa Uva no coração de Lisboa, entre o Largo do Rato e o Príncipe Real. Que bons Caminhos nos levem a ela. Encontramo-nos lá!


sábado, 10 de novembro de 2007

Tonalidades


O primeiro encontro do artista com o seu vazio
e com a sua necessidade de invadir a tela crua e branca
tem quase sempre um agente mágico: a cor.
É nela que se revelam a essência do estado de quem pinta
e a pressão que o mundo lhe faz.
Nos tons, em geral, a intensidade do que sente e como vê as coisas,
nas nuances, os seus segredos.
Nas combinações e escolhas, se for um abstrato,
seu desejo de expressão...

"Toda a minha ambição, no plano pictórico, consiste em materializar com a fúria mais imperialista de precisão as imagens da irracionalidade concreta... que provisoriamente não são explicáveis, nem redutíveis pelos sistemas da intuição lógica, nem pelos mecanismos racionais". Salvador Dali

sábado, 3 de novembro de 2007

Tela em branco


Uma tela em branco é sempre um bom começo... Mas é também uma responsabilidade. Preencher espaços, com idéias, ações, sentimentos, cores, emoções... pode ser um mero passatempo, um ofício, um prazer ou um dom... O branco é o nada, é o antes, é o horizonte que vamos escolher. E, cá entre nós, escolhas as vezes não são fáceis. Por onde começar? Qual o primeiro passo? E em que direção?
O desafio de criar telas é, antes de tudo, a coragem de enfrentar o vazio do branco e povoá-lo com vida. Com um pouco de nós mesmos, dos outros, da vida. Quadros transpiram histórias, sangram tristezas, refletem paixões...
Cada artista, a seu modo vai mostrando-se em códigos e pigmentos, que revelam sua alma, seu atirar-se ao mundo ou o recolher-se num universo próprio que só conhece quem mergulha em suas obras.
Por isso, ao observar um quadro, imagine-o antes branco e terás a primeira verdade sobre ele.